R$30,00
6 x de R$5,73
4% de desconto pagando com Pix
Ver mais detalhes
Entregas para o CEP:
Meios de envio
Calcular
Não sei meu CEP

A ética a serviço da comunicação: Estudos sobre Manifestações da Criatividade Humana
Organizadora Márcia Mello Costa De Liberal

Derivada da palavra grega ethos, os estudos e pesquisas apresentados neste livro enfocam a ética a partir de sua raiz, ou seja, do que é bom para o indivíduo e para a sociedade. Portanto, acima da soberania do mercado, como se utilizar dos meios de comunicação a favor da construção de um processo civilizatório?
Assuntos diversos, como a formação de um jornalista, aspectos da televisão que podem influenciar a violência infantil, a questão em aberto na música digital, os difíceis impasses ambientais são abordados no livro a partir desta perspectiva e de suas variantes.

A comunicação envolve a troca de informações por meio de um sistema de símbolos. As pesquisas e estudos nesta área, portanto, não podem prescindir deste tipo de reflexão, principalmente neste contexto socio-histórico em que, mais do que em todas as outras épocas, o saber verte-se em poder.

A história do interesse acadêmico pela comunicação, no Brasil, é recente; data do final da década de 1970 o início das discussões acerca da indústria cultural como expressão – produto e produtora – do complexo processo de globalização. Processo esse que ainda abarca os mecanismos tradicionais e inovadores do também complexo esquema de comunicação social.

"Os textos que compõem esta excelente coletânea, além de focalizar de diferentes ângulos a conexão do fenômeno comunicação com variadas dimensões da sociedade brasileira, revela a grande preocupação de seus autores pela questão ética embutida e quase sempre obscurecida nos debates sobre fenômeno tão revolucionário que alcança até mesmo o cotidiano das pessoas. Este tópico, reconheçamos, está à espera de muitos debates, sociais e acadêmicos."
João Baptista Borges Pereira